Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Programas > ProUni

ProUni

ProUni

ProUni

ProUni

O ProUni (Programa Universidade para Todos) é um programa do Governo Federal brasileiro que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. O objetivo do ProUni é facilitar o acesso de estudantes de baixa renda à educação superior.

O programa é administrado pelo Ministério da Educação (MEC) e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério de seleção dos candidatos. Para participar do ProUni, é necessário ter realizado o ENEM mais recente e ter obtido nota mínima estabelecida pelo programa.

Existem dois tipos de bolsas oferecidas pelo ProUni:

1. Bolsa integral: cobre 100% do valor da mensalidade do curso escolhido pelo estudante. É destinada a candidatos com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

2. Bolsa parcial: cobre 50% do valor da mensalidade do curso escolhido pelo estudante. É destinada a candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Os candidatos interessados em participar do ProUni devem realizar a inscrição no sistema online do programa, informando suas opções de curso, instituição de ensino e turno. Durante o período de inscrição, os estudantes podem alterar suas opções quantas vezes desejarem, de acordo com as vagas disponíveis.

A seleção dos candidatos é feita com base na nota obtida no ENEM, considerando a concorrência e a opção de bolsa escolhida pelo estudante. Os candidatos mais bem classificados em cada curso são convocados para a comprovação das informações e a matrícula na instituição de ensino.

É importante ressaltar que o ProUni possui critérios específicos de participação e critérios de renda estabelecidos pelo programa. Além disso, as instituições de ensino podem ter requisitos adicionais para a concessão das bolsas.