Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Programas > FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Governo Federal do Brasil destinado a viabilizar o acesso ao ensino superior para estudantes que não têm condições financeiras de arcar integralmente com os custos dos estudos.

O FIES oferece financiamento para cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas, com juros baixos e condições facilitadas de pagamento. O programa é administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Os estudantes interessados em obter o financiamento pelo FIES devem cumprir alguns requisitos, como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2010, ter obtido média igual ou superior a 450 pontos nas provas do ENEM e nota superior a zero na redação, além de possuir renda familiar bruta mensal dentro dos critérios estabelecidos pelo programa.

O FIES possui diferentes modalidades, cada uma com características específicas. A modalidade tradicional é destinada a estudantes com renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos. Já a modalidade P-FIES é voltada para estudantes com renda familiar mensal per capita de até cinco salários mínimos, com fontes de financiamento e garantia oferecidas por agentes financeiros.

O processo seletivo para o FIES é realizado em períodos específicos, geralmente duas vezes ao ano, e os estudantes interessados devem se inscrever no sistema online do programa, informando suas opções de curso, instituição de ensino e turno. A seleção é feita com base na ordem de inscrição dos candidatos e nas notas obtidas no ENEM.

Após a seleção, os estudantes aprovados devem comparecer à instituição de ensino para formalizar a contratação do financiamento e apresentar a documentação necessária. Durante o curso, os beneficiários do FIES pagam, a cada três meses, uma taxa de coparticipação, que corresponde ao valor máximo de sua renda familiar mensal.