Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Programas >

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das principais avaliações educacionais do Brasil. Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o ENEM tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes que concluíram ou estão concluindo o ensino médio.

O ENEM é um exame bastante abrangente e multidisciplinar, composto por quatro provas objetivas e uma redação. As provas objetivas abordam áreas do conhecimento como Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Já a redação exige que os participantes produzam um texto argumentativo-dissertativo a partir de uma proposta de tema.

Além de ser uma ferramenta de avaliação educacional, o ENEM também é utilizado como critério para acesso a diversas instituições e programas educacionais, como universidades e faculdades públicas e privadas, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), Programa Universidade para Todos (PROUNI) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

O ENEM é conhecido por ter um grande impacto na vida dos estudantes, uma vez que muitas instituições de ensino superior utilizam a nota do exame como critério de seleção para ingresso em cursos de graduação. Além disso, o exame também é utilizado como base para a elaboração de políticas educacionais e para o diagnóstico da qualidade do ensino médio no país.