Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Métodos e Técnicas de Estudos > Técnica Feynman - Métodos e Técnicas de Estudos

Técnica Feynman - Métodos e Técnicas de Estudos

Técnica Feynman - Métodos e Técnicas de Estudos

Técnica Feynman - Métodos e Técnicas de Estudos

Técnica Feynman - Métodos e Técnicas de Estudos

A técnica Feynman é uma estratégia de estudo e aprendizado desenvolvida pelo famoso físico Richard Feynman. Ela envolve a simplificação e explicação de conceitos complexos como se estivesse ensinando a outra pessoa. O objetivo dessa técnica é ajudar a solidificar o conhecimento e identificar quaisquer lacunas ou áreas em que você ainda não entende completamente um determinado assunto.

Aqui estão os passos para aplicar a técnica Feynman:

1. Escolha um conceito ou tópico que você deseja aprender ou entender mais profundamente.

2. Explique o conceito em suas próprias palavras, como se estivesse ensinando a alguém que não tem conhecimento prévio sobre o assunto. Use uma linguagem simples e evite jargões ou terminologias complexas.

3. Identifique qualquer lacuna ou dificuldade em sua explicação. Ao simplificar o conceito, você pode perceber quais partes você ainda não entende completamente. Isso ajudará a direcionar sua aprendizagem e a destacar as áreas em que você precisa se aprofundar.

4. Volte ao material de estudo original para revisar e preencher as lacunas de conhecimento. Leia novamente o livro-texto, assista a aulas ou consulte outras fontes confiáveis para obter uma compreensão mais completa do conceito.

5. Simplifique ainda mais sua explicação, incorporando os novos conhecimentos adquiridos. Certifique-se de entender completamente o conceito antes de prosseguir.

6. Repita o processo para outros conceitos ou tópicos que você deseja aprender. Crie explicações simples e claras para cada um deles.

Ao aplicar a técnica Feynman, você está forçando a si mesmo a realmente entender um conceito antes de poder explicá-lo de forma simples. Isso ajuda a identificar áreas em que você pode ter uma compreensão superficial e destaca as lacunas que precisam ser preenchidas.

Essa técnica também é útil para revisar e reforçar o conhecimento. Ao explicar os conceitos em suas próprias palavras, você está praticando a recuperação ativa e fortalecendo as conexões neurais relacionadas àquele conhecimento.

A técnica Feynman pode ser aplicada a qualquer área de estudo e é particularmente eficaz para assuntos complexos. Ela estimula a compreensão profunda, ajuda a superar dificuldades de aprendizado e melhora a retenção de informações.

Técnica Feynman - Métodos e Técnicas de Estudos