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Como Estudar e Ficar Menos Cansado

Hoje nós vamos aprender como estudar e ficar menos cansado.

Como Estudar e Ficar Menos Cansado

1. Dividir o estudo ao longo do dia

Dividir o estudo ao longo do dia: Imagine a seguinte situação, você decide estudar quatro horas. Qual é a melhor alternativa?

1. Estudar quatro horas seguidas.

2. Dividir o estudo durante o dia.

Bom, não é difícil concluir que dividir o estudo ao longo do dia é mais fácil. Agora imagine que você estude duas dessas horas de manhã, e mais duas à tarde, podendo até ganhar mais uma hora ou até duas durante o período da noite para fazer uma revisão, isso porque você conseguiu realizar pausas durante o dia.

O mesmo pode ser feito com listas de exercícios, onde ao invés de fazer tudo de uma vez, você faz pequenas listas, e ao final poderá conseguir fazer mais questões do que a sua meta.

2. Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro consiste em realizar pequenas pausas de 5 minutos a cada 25 minutos de estudo, e pode ser uma ótima opção para quem não pode dividir os estudos ao longo dia. A cada ciclo de 25 deve-se fazer 5 ou 10 de pausa. No nosso post sobre a Técnica Pomodoro você pode obter mais informações, e conhecer ferramentas para te apoiar nos estudos.

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3. Evitar Fadiga

A fadiga pode ter um impacto extremamente negativo nos estudos pode ser causado por refeições pesadas e falta de sono.

4. Sono

A Universidade de Berkeley, no estado da Califórnia demonstrou através de um estudo que um soneca de 15 a 30 minutos após o almoço auxilia na memorização e aprendizado, além de recuperar o corpo fisicamente e mentalmente.

Segundo o mesmo estudo, os jovens que tiravam um cochilo durante a tarde tiveram nas tarefas relacionadas à aprendizagem e memória um desempenho de 10% melhor. Já os que perderam uma noite de sono tiveram a capacidade de armazenar informações diminuída em até 40%, ou seja, se possível tirar o cochilo pós almoço pode fazer muito bem.

Em resumo, é importante dormir bem no período da noite, uma vez que a sua falta pode causar sonolência, falta de atenção, dificuldade na memória, irritabilidade etc.

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5. Hidratação

Segundo um artigo disponível da página na internet da Telegraph de um estudo feito pelos pesquisadores do Instituto de Psiquiatria de Londres e da MRC Cognition and Brain Sciences Unit de Cambridge, foi demonstrado que cérebros de pessoas no período da adolescência tem o seu cérebro menos eficiente quando desidratados, fazendo com que a resolução de problemas sejam mais complicadas.

Hidratação também é fundamental, uma vez que os líquidos ajudam a regular funções corporais, e ainda evitar sonolência, dor de cabeça, fraqueza, déficit de atenção, desmotivação e memória etc. Pesquisas demonstram que quando sentimos sede, já perdemos 2% da água do nosso corpo, e obtemos 10% menos eficiência cognitiva.

Quando falamos sobre hidratação, logo pensamos em beber agua, porém um estudo da Universidade St. Andrews, da Escócia, comparou o nível de hidratação oferecido por diversas bebidas, e comprovou que as bebidas com pouco de proteína, açúcar ou gordura na composição trazem um resultado melhor em comparação à água.

De acordo com o autor do estudo, Ronald Maughan, professor da Faculdade de Medicina de St. Andrews, um dos motivos pelo qual isso acontece é o volume do líquido, uma vez que quanto mais se bebe, mais rápido é o escoamento para o estômago, logo a sua absorção pela corrente sanguínea acontece com antecedência em relação ao outros líquidos, o que resulta na diluição dos fluidos do sangue e corpo, resultando em uma hidratação mais rápida.



Das 13 bebidas testadas, a classificação por nível de hidratação foi:

1. Leite desnatado

2. Soluções de reidratação oral

3. Leite integral

4. Suco de laranja

5. Refrigerante de Cola

6. Refrigerante de Cola Diet

7. Chá gelado

8. Chá quente

9. Bebida esportiva

10. Água comum

11. Água com gás

12. Cerveja

13. Café

6. Exercícios Físicos

Exercícios físicos: Os exercícios físicos praticados por pelo menos 10 minutos aumentam a energia, e os de 20 a 40 minutos tem a capacidade de trazer energia por mais tempo, ou seja, manter um estilo de vida mais saudável, como caminhada, ou andar de bicicleta, ou fazer exercícios aeróbios podem potencializar os seus estudos, porém exercícios com maior duração podem trazer um resultado inverso.

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7. Alimentação

Alimentação: Outro estudo feito pela Universidade de Geórgia, Estados Unidos da América, foi acerca do impacto sobre os efeitos a longo prazo do consumo diário de bebidas com açúcar durante o período da adolescência, e os dados demonstraram que o consumo de açúcar compromete o desempenho na memória e aprendizagem na fase adulta.

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8. Yoga

Publicado em 2017, um estudo feito no Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, demonstrou que a prática da ioga com regularidade auxilia na preservação das regiões do cérebro relacionadas à memória e atenção.

Segundo Rui Afonso, autor principal da pesquisa, "o exercício tem um papel de neuroproteção, retardando a degeneração cerebral que ocorre com a idade da mesma maneira que retarda a perda de massa muscular".

De acordo com outro estudo realizado em 2017 pela Universidade de Waterloo, no Canadá, praticar apenas 25 minutos de yoga por dia melhora consideravelmente as habilidades cognitivas e de controle emocional.

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9. Questão Ambiental

Cada pessoa tem um horário onde ela é mais ou menos produtiva, logo é necessário saber qual é o seu.

10. Luminosidade

Luminosidade: Locais com baixa luminosidade aumentam a sonolência, então o ideal é ficar em locais com mais luz para ficar mais desperto.

11. Local de Estudos

Local de Estudos: Outra pontos é o local de estudos. Cadeiras desconfortáveis pode causa dor, nesse caso uma almofada nas costas pode ajudar;

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