Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Programas > Encceja

Encceja

Encceja

Encceja

Encceja

ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é um exame aplicado no Brasil com o objetivo de conceder certificados de conclusão do ensino fundamental e médio para pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir essas etapas de ensino na idade adequada.

O ENCCEJA é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O exame é gratuito e aberto a pessoas que têm no mínimo 15 anos de idade para o ensino fundamental e 18 anos completos até a data da prova para o ensino médio.

As provas do ENCCEJA avaliam conhecimentos em quatro áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de uma redação. Os conteúdos são baseados nas diretrizes curriculares nacionais para cada nível de ensino.

Para obter o certificado, é necessário alcançar uma pontuação mínima em cada uma das áreas de conhecimento, além de atingir uma nota mínima na redação. Aqueles que obtêm a pontuação necessária recebem o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio, reconhecido pelo MEC.

O ENCCEJA é uma oportunidade importante para jovens e adultos que desejam retomar seus estudos e obter a certificação educacional necessária para ingressar em cursos técnicos, universidades ou buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho.