Ora, Ora

Parece que você tem um Bloqueador de Anúncios ativo, e quem não usa?

Contudo a Agatha Edu se mantém essencialmente com a renda gerada por anúncios, desativa aí rapidinho, parça. 😀

Home > Blog > Métodos e Técnicas de Estudos > Flashcards - Métodos e Técnicas de Estudos

Flashcards - Métodos e Técnicas de Estudos

Flashcards - Métodos e Técnicas de Estudos

Flashcards - Métodos e Técnicas de Estudos

Flashcards são uma ferramenta de estudo popular e eficaz que consiste em cartões pequenos, geralmente retangulares, com informações escritas em um lado e suas correspondentes respostas ou explicações no outro lado. Eles são usados para ajudar a memorizar fatos, conceitos, vocabulário, fórmulas ou qualquer tipo de informação que você queira aprender.

Os flashcards são especialmente úteis para a prática da recuperação ativa, um método de estudo em que você se esforça para lembrar informações por conta própria, em vez de apenas revisar ou reler o material. Essa prática fortalece a memória e a retenção a longo prazo.

Aqui está um exemplo de como você pode usar flashcards:

1. Escreva uma pergunta ou um conceito-chave em um lado do cartão. Por exemplo: "Qual é a capital da França?" ou "O que é fotossíntese?"

2. No lado oposto do cartão, escreva a resposta ou uma explicação completa. Por exemplo: "A capital da França é Paris" ou "A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas usam a luz do sol para converter dióxido de carbono e água em glicose e oxigênio."

3. Em seguida, reveja os flashcards um de cada vez. Tente responder à pergunta ou fornecer a explicação completa antes de verificar a resposta no outro lado do cartão.

4. Separe os flashcards em duas pilhas: uma para as informações que você acertou e outra para as que você errou ou teve dificuldade em lembrar.

5. Concentre-se na revisão da pilha de cartões que você teve dificuldade. Continue revisando-os até que você possa responder corretamente a todas as perguntas.

6. Repita esse processo regularmente, revezando os flashcards e focando nas informações que você tem mais dificuldade em lembrar. À medida que você avança, poderá remover os cartões da pilha de acertos e se concentrar nos que ainda precisa reforçar.

Os flashcards podem ser feitos manualmente usando papel e caneta, ou você pode optar por usar aplicativos e plataformas digitais que oferecem a criação de flashcards online. Eles são portáteis, flexíveis e permitem que você estude em qualquer lugar e a qualquer momento.

Lembre-se de que o uso de flashcards é mais eficaz quando combinado com outras técnicas de estudo, como resumos, prática de problemas e revisão espaçada. A prática consistente e a repetição são fundamentais para consolidar o conhecimento e melhorar a retenção a longo prazo.

Flashcards - Métodos e Técnicas de Estudos